Começar a análise (Psicanálise) pode ser um grande passo para encontrar uma versão mais saudável de si mesmo e ter uma melhor qualidade na sua saúde mental.

Por meio da sessão de análise, você pode mudar comportamentos e hábitos autodestrutivos, resolver sentimentos dolorosos, melhorar seus relacionamentos com as pessoas à sua volta e o mais importante com você mesmo.

Benefícios da psicanálise

Na psicanálise, o psicanalista irá pedir ao paciente para falar livremente sobre as questões que vierem em sua mente, assim como ouvir atentamente os relatos que o incomodam no dia a dia. Neste sentido ocorre a associação livre, onde surgem memórias reprimidas que ajudam o paciente a descobrir o que realmente lhe incomoda. Este processo ajudará também ao paciente em questões do seu autoconhecimento, assim como em sua autogestão emocionais.

Qual é o objetivo da psicanálise?

Trabalhar questões reprimidas em seu inconsciente que deixaram traumas e dificuldades em lidar com seu cotidiano atual.
Usando os princípios da teoria psicanalítica, o analista fornece a análise. Durante as sessões de análise, o psicanalista escuta enquanto o paciente discorre sua realidade, fantasias e sonhos, narrando suas experiências. O psicanalista procura padrões ou eventos recorrentes ao passado que possam desempenhar um papel nos problemas atuais do paciente.

Duração da sessão

A sessõe é no mínimo uma vez por semana, com duração de 50 minutos.
O processo psicanalítico é constante e pode durar o quanto o paciente desejar.
Lembre-se: o processo analítico é um ato de coragem, para um encontro consigo mesmo.

Karina Statuti
Psicanalista Clínica e Psicopedagoga