A terapia também ajuda a desenvolver a inteligência emocional, além de aprender a enfrentar os problemas com a cabeça erguida, a terapia auxilia o paciente a encontrar soluções lógicas para conflitos. Às vezes, nossos problemas são criados por nós mesmos.

Ao depositarmos mais importância do que deveríamos em determinada situação, somos incapazes de enxergar uma solução. Isso acontece frequentemente em ocasiões que consideramos ameaçadoras para o nosso ego.

Por exemplo, alguém com baixa autoestima, para se proteger de comentários negativos e críticas, pode escolher se isolar socialmente ou manter uma postura agressiva para afastar os demais ou procurar agradar os outros mais do que a si mesmo.

São diversos os mecanismos de defesa que utilizamos para evitar que nossos sentimentos sejam feridos. Nem sempre, contudo, eles são os mais favoráveis ou racionais.

A inteligência emocional eleva a sua capacidade de resolver problemas com maior eficiência, bem como identificar sentimentos e impulsos indesejados para melhor administrá-los.