A Síndrome de Burnout é um distúrbio emocional, um esgotamento profissional com sintomas de exaustão extrema, estresse, esgotamento físico, provocado por condições de trabalho desgastantes que demandam muita competitividade ou responsabilidade.

A pessoa se sente exausta, estressada, não tem mais energia para lidar com as situações estressantes, e desafiadoras. Começa a ficar muito irritada, todas as exigências comuns do trabalho que antes lhe eram habituais, se transformam em algo muito pesado e desgastante, sente uma sensação de fracasso, perde a criatividade.

Tem uma perda do entusiasmo, vai ficando apática, e isso reflete também na vida pessoal , não vê mais sentido em fazer as coisas, que antes lhe davam prazer.

O burnout pode se instalar em profissionais e causar impactos, prejudicando o desempenho profissional, como também a sua autoestima e motivação, acontece de uma maneira sutil, pois a pessoa não percebe, vai normatizando a situação, achando que é mais uma fase ruim, que logo passará.

Na insistência, de não buscar uma ajuda, esse profissional que está esgotado, tenta continuar com sua rotina, o que prejudica à saúde física e mental.

A falta de conhecimento pode levá-lo a ter um mal súbito no trabalho e, consequentemente, a um necessário afastamento, para recuperação da saúde.

Fique atento aos sinais, e não hesite em buscar ajuda, procure um profissional para evitar que patologias mais graves afetem a sua saúde no futuro, é preciso ouvir o que o corpo e a mente falam, para prevenir o avanço do problema.

Principais sinais e sintomas são:

Cansaço excessivo, físico e mental;
Dor de cabeça frequente;
Alterações no apetite;
Insônia;
Dificuldades de concentração;
Sentimentos de fracasso e insegurança;
Negatividade constante;
Sentimentos de derrota e desesperança;
Sentimentos de incompetência;
Alterações repentinas de humor;
Isolamento;
Fadiga.
Pressão alta.
Dores musculares.
Problemas gastrointestinais.
Alteração nos batimentos cardíacos.

Lembre-se que sua vida é muito importante, você não é o seu trabalho, você precisa ser a sua prioridade, e buscar recursos para ter uma vida saudável e equilibrada.

Valeria Lima
@valerialima_psi