A terapia de grupo é um tipo de psicoterapia que envolve mais de três pessoas sendo atendidas ao mesmo tempo. Sendo assim, além de ter contato com o terapeuta, o paciente conta também com a escuta e a colaboração dos outros participantes. Em geral, essas sessões têm duração de uma hora a duas horas.

As sessões de terapias grupais são uma modalidade de atendimento terapêutico com objetivos e estratégias clínicas diferentes dos da psicoterapia individual.

Outra característica da terapia em grupo é que ela pode ser mediada por dois profissionais. Ainda que um psicanalista seja a referência de intervenção no grupo, ele pode ter um colega auxiliando (o coterapeuta).

Os grupos terapêuticos podem funcionar de maneira livre ou temática. A mais frequente é esta última, que reúne pessoas com vivências semelhantes. Podem existir grupos, por exemplo, para pais que estejam enfrentando a síndrome do ninho vazio, pessoas com determinado transtorno emocional, crianças tímidas, entre outros.

Dessa forma, um dos principais aspectos da terapia grupal é a existência de objetivos em comum. Seja o de compartilhar experiências semelhantes ou de desenvolver certas habilidades, como a empatia e a capacidade de escuta e comunicação.